SAIBA COMO PRESENTEAR AMIGOS E FAMILIARES VIAJANTES
21 de dezembro de 2017
CONHEÇA AS OPÇÕES DE DESTINOS BRASILEIROS PARA VOCÊ PASSAR O CARNAVAL
11 de janeiro de 2018

Todos os brasileiros sabem que o Réveillon mais famoso em nosso país é o de Copacabana, pela queima de fogos, que atrai turistas do mundo todo. Nas festas familiares, herdamos o costume dos italianos, de comer lentilha, dos portugueses veio o bacalhau e dos africanos, as roupas brancas e jogar flores para Iemanjá. Outros lugares do mundo também têm suas tradições de réveillon. Confira alguns:

 

01 – Cabo da Boa Esperança, na África do Sul – A chegada do novo ano é comemorada com desfiles, como um Carnaval, no dia 2 de janeiro. A data se deve à libertação dos escravos na África do Sul, em 1830.

 

02 – Berlim, na Alemanha – Tem uma das festas mais famosas no mundo, considerada muito animada. Shows acontecem em um grande palco montado em frente ao portão de Brandenburgo e, à meia noite, Berlim fica iluminada pelos fogos de artifício. Os alemães comem por lá mesmo. Muitas barraquinhas de comida típica e cerveja são montadas nos arredores do portão.

 

03 – Bulgária – São os tapinhas nas costas que anunciam a chegada do novo ano. As crianças vão de casa em casa batendo nas costas dos moradores para desejar saúde e riqueza. No primeiro dia do ano, os búlgaros expulsam os maus espíritos com os “Kukeri”, homens que se vestem de monstros para espantar os vampiros.

 

04 – Moscou, na Rússia – É a principal festa do ano, já que não comemoram o Natal. Os russos de Moscou vão para a Praça Vermelha e tomam vodca para esquentar enquanto assistem ao show de fogos de artifício. Mas as comemorações acontecem novamente no dia 13 de janeiro, quando é celebrado o ano novo ortodoxo.

 

05 – Itália – Festiva, a Itália recebe o ano novo com fogos de artifício, para que todos fiquem acordados. Acredita-se que os que dormem na virada do ano, dormirão o ano todo. Os italianos comem lentilha e pé de porco na noite de Réveillon.

 

06 – Dublin, na Irlanda – A maior parte dos Irlandeses comemora a chegada do novo ano dentro dos pubs ou em suas casas.

 

07 – Índia – É costume atirar objetos que representam impurezas e doenças na fogueira e fazer queima de fogos nas ruas.

 

08 – Holanda – É ritual de ano novo a queima de carbureto, que consiste em colocar um produto inflamável e água em uma jarra e tampar a jarra com uma bola, que, na hora da explosão, vai voar e atingir até 70 metros de altura.
09 – Honolulu, no Havaí – O ano novo é celebrado na praia, com balões que as famílias levam e soltam, em homenagem ao ano que está começando.

 

10 – Atenas, na Grécia – Os gregos fazem um bolo com os mesmos ingredientes do panetone e colocam uma moeda de ouro dentro dele. Na virada do ano, o bolo é cortado e distribuído entre os participantes da festa e, quem receber o pedaço com a moeda, terá sorte durante o ano todo. Sobre as romãs, os gregos jogam a fruta no chão para quebrar e então, a dividem entre os convidados.

 

E aí, qual você mais de identificou?

Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *